Negociação SEST – SENAT – 2024/2025

Data 12/06/2024:

Conforme ficou acertado na assembleia realizada no dia 25/05, que o SENALBA-SC enviaria um abaixo-assinado onde os empregado autorizavam o SENALBA-SC a continuar as negociações e autorizam o desconto da contribuição assistencial em percentual a ser definido nas próximas assembleias.

O SENALBA-SC enviou este documento para o SEST – SENAT solicitando que seus Dirigentes  efetuassem a divulgação aos empregados.

No dia 03/06 foi enviado exatamente este documento:

WhatsApp Image 2024-06-12 at 15.12.59Entretanto na data de hoje recebemos por e-mail vários documento (abaixo-assinado), sendo que a redação original foi alterada, conforme demonstra abaixo:

WhatsApp Image 2024-06-12 at 15.12.58Foi acrescentado sem a nossa autorização do SENALBA-SC a redação: “sendo este não poderá ser superior a 3% sobre o salário nominal. Não havendo o fechamento das negociações coletivas até 15/06/2024, estarei liberado(a) para assinar acordo individual de trabalho.”

Diante deste fato gravíssimo, onde um documento oficial foi ADULTERADO e divulgado para os empregados como se o sindicato estivesse enviado com aquela redação, informamos que este abaixo-assinado não tem validade. O SENALBA-SC esta tomando as providências para averiguar o ocorrido.

O SENALBA-SC deve marcar uma nova assembleia com os empregados para esclarecer os fatos acima relatados.
O SENALBA-SC pede para que os empregados não assinem qualquer acordo individual sem consultar o seu sindicato.

 

A DIRETORIA

 

–   –    –     –    –  x   –   –    –  –  –   x   –   –   –  –   –   x   –   –   –   –   x   –  –   –   –

Data: 07/06/2024:

No início de maio o negociador nacional procurou o SENALBA-SC para apresentar a primeira proposta visando acordo coletivo de trabalho 204/2025. Esta proposta contemplava um reajuste salarial de de 3,23% correspondente a 100% do INPC acumulado dos últimos 12 meses, aplicáveis também em todas as cláusulas econômicas.

O SENALBA-SC não aprovou esta proposta e apresentou uma contraproposta de 6,00% (seis por cento) de reajuste sendo 3,23% do INPC acumulado acrescido de aumento real de salários.

Após análise o empregador apresentou uma nova contraproposta com a aplicação de 4,23% de reajuste salarial e o mesmo percentual aplicável às cláusulas econômicas. Com esta contraproposta em mãos o SENALBA convocou uma assembleia presencial e virtual com os empregados para o dia de hoje 25/05/24 às 13h.

A contraproposta foi apresentada aos empregados e colocada em votação e não foi aceita pelos empregados. Os empregados continuam reivindicando 6,00% de reajuste salarial e um reajuste no valor do ticket alimentação passando para o valor de R$ 45,00 (quarenta e cinco reais). Esta nova contraproposta será enviada para os negociadores.

Att,

 

A DIRETORIA